Na ponta da língua

04/10/2013

 

Falar inglês ou espanhol é quase uma obrigação nos dias de hoje. Mas, na falta de grana ou de paciência para encarar uma escola de idiomas, dá até pra aprender de outros jeitos, para pelo menos se virar sem pagar tanto mico, se um gringo aparecer na sua frente. Se liga nessas dicas!

Músicas

Essa é uma das formas mais descontraídas de aprender outra língua. Comece escutando uma música por duas ou três vezes seguidas. Depois, cante certo, olhando a letra. Por último, compare com a letra traduzida, estrofe por estrofe, e vai descobrir várias palavras novas. Ao fazer esse exercício com várias canções, vai acabar gravando um montão de vocabulário. E o melhor: com nível zero de sofrimento!

Google

O site ainda dá umas traduções meio furadas quando a gente pesquisa certas expressões em outras línguas. Mas acerta na maioria delas. Além disso, o Google também ensina como devemos pronunciar várias palavras estrangeiras de forma correta. Pra treinar, vale ouvir e tentar repetir no microfone, até acertar!

Vídeos

Vários professores gravam vídeos com dicas ou mesmo aulas inteiras sobre um determinado assunto e ainda sobem tudo no Youtube. Tem até uma empresa, a Inglês Winner (www.ingleswinner.com), que oferece cursos gratuitos em formato de videoaula. Beeem bacana!

Séries e filmes

Todo mundo tem um filme preferido, daqueles que já assistiu mais de mil vezes, até decorar todas as falas, não é mesmo? Então, que tal usar essas histórias que você já curte para aprender uma nova língua? Uma dica é começar assistindo a uma cena do filme em português. Depois, troque o áudio para a língua que quer aprender e coloque a legenda em português. Na terceira e última etapa, você retira a legenda e assiste apenas na nova língua. Com o tempo, toda a trama vai fazer sentido na sua cabeça, mesmo com os personagens falando em outro idioma. É batata!

Você vai curtir também:

Da gringa para a minha casa!
Organizador de materiais
Caderno personalizado