Férias mais cedo

21/09/2012

Falar em férias no meio do período em que a coisa na escola está pegando, com mil trabalhos e provas, parece uma doideira? Pois saiba que agora é a hora de arrepiar nos estudos se quiser fechar as notas logo no começo de novembro e aí já começar a relaxar. Parece lenda? Que nada! É perfeitamente possível conseguir isso, se você se organizar desde já. Assim ó:

 

Reserve um tempo para os estudos


É sério! Se em vez de estudar um dia inteiro antes da prova você pegar nos livros uma hora por dia, para fixar todas as lições aprendidas logo depois que o professor passa, vai ficar craque em todas as matérias. E o melhor: sem nem sentir… Para entrar nessa onda, comece estipulando um período só para os estudos, das 15h às 16h ou das 19h às 20h, por exemplo, e vá alternando as matérias. Ah, e nessa hora, desligue celular, computador e outros gadgets, OK? Se isso virar um hábito, vai ser ótimo para o seu boletim!

 

Organize o seu cantinho

Para ajudar na concentração, escolha um lugar gostoso e organizado para estudar. Parece besteira, mas se você estiver desconfortável, com um barulhão na orelha ou se precisar levantar a cada cinco minutos para buscar o que ficou faltando, seu rendimento será muito menor. Se você vai estudar matemática, por exemplo, deixe a calculadora, a régua, o lápis, livros e cadernos sempre à mão. Se quiser, use um porta-treco transado, como o feito pela Tamires Aldrighi, que é facinho de copiar, para botar ordem na sua bagunça.

 

Programe o final de semana
Afinal, tão importante quanto pegar firme nos estudos durante a semana é se divertir e esfriar a cabeça no finde. Para dar certo, já combine com os seus amigos o que vão fazer no sábado e no domingo logo no comecinho da semana. Isso vai ajudar você a se organizar e evitar que fique em casa sozinho sem nada para fazer. Também é importante reservar um tempinho para a sua família. Assim, eles não ficam chateados e não entram numas de proibir você de continuar saindo com a galera.

 

E se você tem outras dicas para quem já está na corda bamba e precisa salvar o boletim neste segundo semestre, compartilha aqui… Agora é a hora!

Leia+

" >