Feito em casa

20/09/2012

Já imaginou ter no almoço uma saladinha temperada com o manjericão que você mesmo plantou? Pois fique sabendo que dá pra cultivar um monte de coisas gostosas em vasinhos, mesmo que você more num apê minúsculo. Nos menores recipientes, temperinhos costumam ir muito bem. Já nos maiores, dá até pra plantar alface, tomatinho e rabanete. É orgânico feito em casa! Luxo!

 

É claro que, para dar certo, você vai precisar cuidar da hortinha. Vê só!

 

Sol e sombra – a maior parte das plantas vai bem recebendo um pouquinho de sol indireto todos os dias. Mas é legal pesquisar assim que comprar a sua mudinha, antes de decidir onde o vasinho vai ficar. As condições de luz e calor são superimportantes para o crescimento do que você plantar – qualquer que seja a semente!

 

Água fresca – também é legal pesquisar sobre a quantidade de água que cada mudinha precisa. Uma dica boa é colocar o dedo na terra, observando se ainda está úmida, antes de regar novamente. Afinal, o excesso de água faz tão mal quanto a falta dela.

 

Para montar a horta:

 

1. Escolha um vasinho do tamanho apropriado para o tipo de semente (informe-se onde for comprar o seu) e observe se ele possui furos para a saída da água.

2. Encha um terço do vaso com pedrinhas, que vão permitir a passagem da água, segurando, ao mesmo tempo, a terra.

3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de adubo e uma parte de húmus (terra tratada) até a borda do vaso.

4. Espalhe um pouco de areia por cima.

5. Plante as mudas.

6. Regue bem com água.

 

Se preferir, você pode seguir exatamente o mesmo passo a passo para plantar florzinhas e ainda enfeitar a casa. Só tenha em mente que elas podem dar um pouquinho mais de trabalho, exigir mais sol ou até mais água. Agora, se você se informar logo ao comprar, vai saber exatamente o que fazer.

 

Pra terminar, que tal aprender a customizar o seu próprio vaso, colorido e cheio de graça? Tá aqui ó!

 

Você vai curtir também: Mundo melhor: #comofaz.