Linda, simpática e super criativa, a Fernanda Banderó não poderia deixar de ser a nossa Blogueira da Vez. Em nosso bate-papo ela contou tudinho sobre a sua carreira no mundo dos blogs e deu dicas importantíssimas pra quem quer começar. Vem ver!

artteen_fernanda-banderó

Quem é a Fernanda? Como você se define?

Sou Gaúcha e a filha nº 2 de um time de 4 mulheres. Sou tagarela, criativa, ansiosa ao extremo e muito sonhadora. A ansiedade é uma das minhas maiores características e a generosidade uma das minhas mais bonitas virtudes. Acredito em destino e também no poder do pensamento. Gosto do vintage e do rústico. Amo a natureza e sou apaixonada por cavalos. Comilona e super divertida, adoro imitar e contar piadas. Sou romântica, mas não sou melosa. Acredito que tudo pode ser transformado e, para mim, a inspiração está em todos os lugares.

Conta pra gente…como surgiu a ideia de ter um blog? E o canal no Youtube?

Em 2012 eu trabalhava em uma instituição financeira, e só saí da empresa pois me mudei de cidade. Foi aí que decidi me dedicar integralmente ao artesanato, que antes era só um passatempo. Até que um dia vi uma reportagem na TV que falava sobre o mundo dos blogs e do Youtube e fui pesquisar pra ver como funcionava.

Achei incrível a ideia de participar de uma comunidade tão grande e em alguns meses fiz o primeiro vídeo, sem muita expectativa. Aos poucos comecei a postar mais vídeos, mas nunca divulgava pois acreditava que não daria certo.

Com o tempo e a aceitação do público, fui acreditando na ideia de ser uma youtuber e melhorando o conteúdo e a edição. No início eu não sabia que poderia ganhar dinheiro, e foi só quase 2 anos depois que entrou o primeiro pagamento. Foi nessa mesma época que criei o blog para poder complementar o trabalho com o Youtube.

Há quase um ano o Youtube se tornou meu trabalho principal. Hoje me dedico integralmente aos vídeos e sou muito apaixonada pelo que faço.

Sobre quais temas você mais gosta de falar?

O foco principal do meu canal são os vídeos de DIY (Do It Yourself), que são vídeos de Artesanato e Faça Você Mesmo. Falo um pouco sobre reciclagem, decoração, dicas de presente, customização e muito mais. Mas eu sempre estou de olho no que meu público gosta e tento ao máximo atender os pedidos. Essa interação é muito importante.

Vimos que você faz vários DIYs super legais. Para você, quais as vantagens de customizar?

Customizar, reciclar, reaproveitar. Estes são termos muito presentes na minha vida, desde a minha infância. Tenho mais 3 irmãs e não tivemos uma infância fácil. Então estes termos apareciam frequentemente em casa para poder driblar as dificuldades.

Um exemplo que sempre gosto de usar é que eu nunca tive os cadernos mais bonitos e os que estavam na moda. Então, a saída era customizar todos eles e deixá-los com minha personalidade.

As roupas eram passadas de uma irmã para outra, e por vezes a customização era a saída para disfarçar pequenas falhas e desgastes do tempo. E estes são apenas alguns exemplos.

Apesar de algumas dificuldades, tivemos uma infância muito saudável, com acesso à educação e uma mãe que sempre nos motivou a erguer a cabeça, usar a criatividade e ir em busca dos sonhos. Sempre tivemos o apoio uma da outra e isso facilitava tudo.

Então, acredito que os termos customizar, reciclar e reutilizar estão ligados diretamente a maneira como encaramos a vida. Penso que pessoas que tem a consciência do reaproveitamento apreciam as pequenas coisas e sabem dar valor ao que a vida nos proporciona.

Sou defensora destas ideias e acredito que a criatividade pode mudar o sentido de tudo.

O que mudou na sua vida com o blog? Qual a melhor e a pior parte disso?

Nossa!! Muita coisa mudou desde que mergulhei neste mundo dos Blogs e do Youtube. Eu sempre fui artesã, mas nunca pensei trabalhar da forma como trabalho hoje. Antes eu fazia as artes e vendia. Hoje eu compartilho com milhares de pessoas tudo que eu sei e gosto de fazer. E dou a elas a oportunidade de gerar renda ou até mesmo se divertir entre linhas, tintas, tecidos e muita criatividade.

A melhor parte é o público, a interação com eles e o carinho que recebo diariamente. Me sinto tão próxima que já os apelidei de Criativos, pois sei que se estão me acompanhando é porque gostam deste mundo criativo e cheio de cor.

E a pior parte?? Bom, eu não sinto que tenha uma pior parte. Eu faço o que eu amo, trabalho em uma comunidade super criativa, faço meus horários e tenho pessoas incríveis me acompanhando. Qualquer coisa ruim que aconteça é muito pequena diante de todas estas coisas boas. E se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida, é que não devemos valorizar o negativo. Então o segredo é erguer a cabeça, trabalhar com amor, respeitar o próximo e bola pra frente. Tem um mundo gigante esperando para ser explorado e coisas positivas esperando para acontecer.

Quais as dicas que você dá para quem deseja ter um blog?

Acredito que a principal dica é fazer porque ama. Fazer com prazer, com vontade e sem esperar nada em troca. Em tudo nessa vida é assim. Quando tem amor, paixão e verdade, tudo acontece naturalmente. Mas, além disso, acredito que outras dicas são fundamentais para quem quer trabalhar neste mundo fascinante dos Blogs:

1 – Falar sobre algo que gosta e que seja da sua personalidade. Pode ser música, games, livros, culinária, artesanato, moda, maquiagem, beleza, comportamento, enfim, fale sobre algo que você entende e que goste.

2 – Grave de dia para aproveitar a luz natural e evite lugares com muito barulho. Tente agir naturalmente nos vídeos.

3 – Poste com frequência e informe o público sobre os dias e horário das postagens.

4 – Seja criativo ao gravar o vídeo e não copie ninguém. Faça do seu jeito!

5 – Use títulos e fotos miniaturas que chamem a atenção do público.

6 – Grave! Isso mesmo. Grave. Muita gente fica preocupada em ter uma câmera boa, um editor profissional e cenários perfeitos. Mas esquecem do principal. Gravar! Fazer porque ama e porque se sente à vontade na frente da câmera.

Então, se você sonha em começar a gravar vídeos, comece hoje. Ligue a câmera e AÇÃO! Não precisa ter os melhores equipamentos pra começar. Eu já estou a 3 anos neste mundo e até hoje não tenho SoftBox e ainda edito os vídeos no Movie Maker.

Ou seja, você precisa ter vontade! Só isso! 😉

Curtiu? Confira o trabalho dela:

Youtube: https://goo.gl/VpGrqe

Blog: http://fernandabandero.com.br/

Facebook: http://www.facebook.com/porfernandabandero/

Instagram: @fernandabandero