Bem na foto!

04/09/2012

Quem foi que disse que você precisa de uma câmera profissa para tirar fotos lindas das suas viagens? Basta seguir esse passo a passo!

 

Passo 1: conheça bem a sua câmera
Não importa se ela é profissional ou amadora, leia o manual para descobrir todas as funções que a máquina tem. Tudo bem, esse tipo de leitura não é a coisa mais divertida do mundo, a gente sabe. Mas é certeza de que vai valer a pena! Quer um exemplo? Algumas câmeras precisam ser configuradas para tirar uma foto de longe ou de perto. Além disso, mesmo nas câmeras mais simples, existe a função “macro”, que permite que você tire fotos focando apenas o objeto desejado e borrando o fundo. Só que algumas câmeras fazem esse ajuste sozinhas e em outras é preciso ativar a função.

 

Passo 2: acerte na luz

Para tirar fotos nítidas, é preciso clicar ao ar livre ou em ambientes bem iluminados. Isso é o que garante que os olhos das pessoas não ficarão com aquele reflexo vermelho chatíssimo. Sabia? Outra dica: fotos de paisagem devem ser tiradas de costas para o sol, para que a imagem não fique cheia de sombras e reflexos. Fotos tiradas à noite exigem o flash, claro, ou ficarão tremidas e embaçadas. Mas lembre-se: o alcance do flash geralmente não vai além de cinco metros de distância.

 

Passo 3: valorize a imagem no enquadramento

Nada de colocar o assunto principal da foto bem no centro! Existe uma regrinha que os fotógrafos usam para criar imagens mais interessantes e que você também pode aplicar, na boa. Basta, no momento de registrar uma cena, dividir o visor, mentalmente, em três colunas e três linhas, de modo que se formem quatro pontos de intersecção. Feito isso, coloque o objeto ou pessoa o mais próximo possível desses pontos em que as linhas se cruzam.

 

Depois de fazer registros sensa, que tal organizar as fotos da sua viagem num scrapbook todo transado? Se preferir, também dá pra improvisar um mural. #Imperdívelmesmo!

 

 

 

 

 

 

 

Você vai curtir também: Turista na sua cidade! e Pra viajar (mas só com a galera!)